Projeto Imagine é destaque em jornal francês

Salles: “Imagine”, uma investigação científica no colégio

(Tradução aproximada em português)

Por Paul Guégan
Postado em 23/11/2021 às 18h14

Os 29 alunos da turma 3ª4 (NT: equivalente ao nono ano no Brasil) do colégio Aliénor d’Aquitaine de Salles participaram do projeto “Imagine” de 15 a 18 de novembro, projeto científico que assumiu a forma de uma investigação policial.
Este projeto é desenvolvido por André Ramos, pesquisador brasileiro que realizou seus estudos e sua tese em Bordeaux. Seu objetivo é tornar a ciência mais acessível a todos. Depois de dirigir um laboratório de Genética do Comportamento, ele sentiu que era hora de encontrar uma maneira de tornar a ciência acessível, gerando interesse e desmistificando o assunto.
Em 2013, ele realizou suas primeiras ações do projeto em uma aldeia Guarani no sul do Brasil e observou que as crianças reagiam bem. André Ramos continuou então a trabalhar com jovens nas áreas rurais do Brasil, com bons resultados. Mas ele sonhava em voltar para a França, em particular, para Bordeaux.
A equipe universitária que atuou nos últimos dias com os 29 jovens “Sallois” é composta, para além de André Ramos, por três outros professores, Isabelle Coupry, Marie Pierre Moisan e Didier Thoraval, assistidos por duas alunas de graduação, Anaelle Abadie e Sonia Amar. Pierre Auzal, da “Estrutura para Jovens” da cidade e duas professoras da escola, Catherine Hupin e Nathalie Vincent, asseguraram a organização e a supervisão. O programa oferecido aos alunos teve a forma de uma investigação forense: um crime foi cometido no colégio. Quem é o culpado?
A equipe da universidade trouxe o equipamento necessário. Os estudantes do colégio puderam, assim, discutir e experimentar, manipulando um material específico da universidade, que tratava da diversidade dos seres vivos, desde a escala macroscópica (populações) até a escala microscópica (moléculas de DNA).
Durante esses quatro dias, os alunos não praticaram apenas ciências da vida, mas também história, geografia, matemática, expressão oral e escrita. Todos participaram ativa e entusiasticamente deste projeto.

Difusão mundial

Foi graças a uma estudante universitária que estava fazendo estágio no colégio que a professora de Ciências Catherine Hupin propôs este projeto atípico. Normalmente, André Ramos trabalha com turmas de dez alunos e foi necessário dividir a turma em duas. A equipe da “Estrutura para Jovens” conhecida como “Lab” foi procurada e o projeto passou a contar com o apoio do Prefeito de Salles Bruno Bureau. É importante saber que cada projeto “Imagine” liderado por André Ramos ao redor do mundo é veiculado em seu canal no Youtube e seguido por mais de uma centena de países. Esse será o caso de Salles. Este projeto poderá também servir de suporte para a prova oral que estes jovens farão no final do terceiro (NT: 9º no Brasil) ano.