Imagine-França
O projeto Imagine-France é um desdobramento do projeto internacional Imagine, criado em 2013 pelo Prof. André Ramos e sua equipe de pesquisadores, professores e alunos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil. Os objetivos específicos são:
1) Oferecer atividades científicas práticas, de forma didática e divertida, a comunidades rurais e escolas localizadas longe dos grandes centros acadêmicos;
2) Desenvolver ferramentas educacionais inovadoras, adaptadas ao público-alvo do projeto, que serão disponibilizadas digitalmente, em vários idiomas, como Recursos Educacionais Abertos (REA);
3) Oferecer às escolas e a outros membros dessas comunidades a oportunidade de interagir com cientistas e estudantes de universidades e institutos de pesquisa de alto nível;
4) Produzir e transmitir uma série de webdocumentários sobre os aspectos científicos, culturais e humanos dos workshops do projeto.
Mais especificamente, adaptamos e desenvolvemos o módulo “DNA, diversidade e hereditariedade” do projeto Imagine e o realizamos em uma escola em Salles (uma pequena cidade em uma área rural a 50 km de Bordeaux). Ao longo de quatro dias, os alunos do 9º ano seguiram uma série de aulas práticas para aprender coisas como usar micropipetas, extrair DNA da saliva humana, fazer gel de agarose, eletroforese, analisar a biodiversidade e a variabilidade humana usando PCR e entender a expressão gênica usando um jogo específico (Ima-gene) feito de peças de madeira.
Também introduzimos atividades adicionais, como “CSI”, em que várias amostras de DNA retiradas de pistas encontradas em uma cena de crime são extraídas e as impressões digitais genéticas são analisadas; e um “Escape game” criado pela professora da escola local (Cathy Hupin) para discutir os conceitos de classificação e medições em diferentes níveis de precisão.
OS TRÊS PRIMEIROS WORKSHOPS DO PROJETO IMAGINE-FRANCE FORAM UM SUCESSO!!!
“Imagine a biodiversidade em escala molecular”
Collège Aliénor d’Aquitaine, Salles, Gironde (França) – Nov 2021, Jan 2023 e Jan 2024
Todos os recursos educacionais apresentados nesta página estão abertos. .
Caso queira replicar este workshop em uma escola francesa, entre em contato com nossos representantes na França, Dra. Marie-Pierre MOISAN (marie-pierre.moisan@inrae.fr) e Prof. Cathy Hupin (catherine.baudet@orange.fr). Para obter informações sobre o projeto Imagine em outros países, entre em contato com o Dr. André RAMOS (deavilaramos@gmail.com).
Mini documentário de 5 min realisado por Dr Marie-Pierre MOISAN (INRAe, França)
O que a imprensa francesa comentou sobre as três primeiras edições (2021, 2023, 2024).
Sud-Ouest – 24/11/21 (cliquez ici pour lire le texte complet)
Le Belinétois – 27/01/2023 (cliquez ici pour lire le texte complet)
Sud-Ouest – 26/01/23 (cliquez pour augmenter)
Echosciences Nouvelle-Aquitaine – 11/04/23 (cliquez ici pour lire le texte complet)
Le Belinétois – 07/02/2024 (cliquez ici pour lire le texte complet)
Le Belinétois – 23/04/2024 (cliquez ici pour lire le texte complet)
IMAGINE-FRANÇA VENCE FINAL REGIONAL DO CONCURSO CGÉNIAL 2024 E PARTICIPA DA FINAL NACIONAL EM PARIS
CONCURSO CGÉNIAL 2024
A FINAL REGIONAL
O concurso C Génial é um concurso nacional francês de ciências para alunos do ensino fundamental e médio. Ele permite que os jovens, com a ajuda de seus professores, apresentem um projeto inovador em uma ampla gama de disciplinas, como física, química, matemática, tecnologia, ciências da vida e da terra, etc. Esse trabalho em equipe permite que os alunos se questionem, sigam uma abordagem científica, realizem experimentos e apresentem seu projeto a um painel de juízes.
Todos os anos, a autoridade educacional da região de Bordeaux (Aquitânia) organiza a final da competição C Génial no CEA CESTA em Le Barp. Para esta 17ª edição, que ocorreu em 4 de abril de 2024, 12 escolas básicas participaram apresentando seus projetos.
O Collège Aliénor d’Aquitaine, em Salles, foi um dos finalistas acadêmicos com nosso projeto. Sete meninas da turma 3ème 7 (equivalente ao 8º ano no Brasil) se ofereceram para apresentar o projeto “Imagine a biodiversidade em escala molecular”. A apresentação ocorreu na quinta-feira, 4 de abril. Elas fizeram uma apresentação oral de 10 minutos, seguida de uma sessão de perguntas e respostas de 10 minutos diante de dois painéis diferentes de juízes, às 10h30 e às 12h.
Elas também apresentaram seu projeto a todos os alunos e professores que visitaram seu estande. Elas ficaram em primeiro lugar entre todos os colégios da região da Aquitânia e, por isso, se classificaram para irem a Paris em 15 de maio para apresentar seu projeto na final nacional. A viagem foi financiada pela fundação C Génial, que organiza o concurso.
A FINAL NACIONAL
– PARIS (Museu do Ar e do Espaço) –
Um grande parabéns a todas as equipes participantes por seus projetos, um mais genial, empolgante e único que o outro. Infelizmente, nossa equipe não foi premiada na final nacional, mas esperamos que essa experiência tenha despertado a curiosidade científica em todos/as os/as participantes, dando a elus a chance de praticar a ciência de uma forma divertida e original e os incentivado a realizar projetos científicos.
O Projeto Defendido
Clique para abrir o projeto “Imagine la Biodiversité à l’Échelle Moléculaire“
MATÉRIELS DIDACTIQUES
These are all Open Educational Resources. Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International
Journal de Bord
Journal de Bord 2024 (par Cathy Hupin)
Escape Game : “Quelle pagaille, professeur Ramos !”
Plan escape game (par Cathy Hupin)
Vidéo d’Introduction au Game
Activité Numérique “Les Dimensions du Vivant”
Le monde est fait de choses de différentes tailles : des objets plus petits que des grains de poussière aux énormes montagnes ! Avec les êtres vivants, ce n’est pas différent : nous, les autres animaux et même les plantes, sommes formés par des organes tels que le cœur et les poumons. Ceux-ci, à leur tour, sont faits de choses encore plus petites, appelées cellules, qui ont des choses encore plus petites à l’intérieur. Nous montrons ici un monde microscopique (c’est-à-dire qui ne peut être vu qu’à l’aide d’un microscope), en utilisant, comme référence, des choses macroscopiques bien connues de notre vie quotidienne. Allez, il est temps de commencer un voyage à travers les différentes échelles qui font la vie !
La Diversité de l’Humanité
Les élèves reçoivent des cartes avec des photos de gens de différentes régions du monde et doivent les placer, après une discussion menée dans chaque équipe, sur un panneau contenant une map du monde sans frontières. Ensuite, une discussion collective sur la variabilité humaine et les différentes façons de la voir et de l’interpreter sera proposée.
IMA-GÈNE: Le Jeu du Code Génétique
Ce jeu éducatif fait en bois a déjà été appliqué dans l’éducation secondaire et dans l’enseignement supérieur, auprès d’enfants et d’adultes, dans des écoles urbaines et rurales, en Amérique du Sud, en France et en Afrique. Créé pour enseigner le CODE génétique, les MUTATIONS (comme celles qui altèrent le virus SARS-CoV-2), L’EXPRESSION GÉNIQUE et même la PHILOGÉNIE, le jeu Ima-Gène est une ressource éducative ouverte.
LES MOTS DES ÉLÈVES
PHOTOS DE LA PREMIÈRE ÉDITION (2021)
PHOTOS DE LA DEUXIÈME ÉDITION (2023)
PHOTOS DE LA TROISIÈME ÉDITION (2024)
Páginas: 1 2