Módulo – DNA, diversidade e hereditariedade

Abertura dos Módulos-01

Este módulo visa fornecer ao aluno subsídios básicos para que ele possa, através da constatação prática e do debate, compreender e respeitar nossas semelhanças e diferenças em seus mais variados níveis.

Acesse as atividades

Mensagem: Somos todos semelhantes e, ainda assim, todos diferentes e únicos.

1) Diálogo introdutório.

2) Entendendo a diversidade da natureza e as diferentes formas de analisá-la: Atividade prática de coleta de folhas, flores, pedras, etc, no ambiente da própria comunidade. Os itens são agrupados e reagrupados segundo diferentes critérios definidos pelos alunos. Em seguida, as pessoas presentes são igualmente agrupadas e reagrupadas de acordo com diferentes critérios.

3) Observação da diversidade entre seres humanos: Atividade onde os alunos recebem cartões com retratos de pessoas de diferentes regiões do planeta e então os posicionam sobre um painel contendo um mapa mundi sem fronteiras. Discussão coletiva sobre variabilidade humana.

4) Medindo coisas: Medição das dimensões de folhas de plantas, usando diferentes instrumentos que possibilitam diferentes níveis de precisão (régua, paquímetro, etc).

5) Separando coisas de diferentes tamanhos: Atividade com peneira e terra. Em seguida, extração e migração, em papel filtro, dos pigmentos dos olhos de moscas da fruta (Drosophila) de diferentes cores. Visualização dos pigmentos a olho nu e sob luz ultra violeta.

6) Indo do macro ao micro: Atividade com vídeo apresentando objetos de diferentes magnitudes de tamanho, até chegar-se na molécula de DNA.

7) Extração de DNA de uma planta: Atividade de laboratório usando ingredientes caseiros.

8) O universo dos microlitros: Aula prática na qual os alunos entram em contato e aprendem a usar uma micropipeta.

9) O DNA humano: Aula prática de extração de DNA humano.

10) O código da vida: Atividade prática na qual os alunos interagem com o código genético através de um jogo simples e divertido de montagem de peças plásticas, seguido de vídeos explicativos.

11) Separando coisas muito pequenas: Aula prática onde os alunos aprendem a confeccionar um gel de agarose e a usá-lo para separar DNA de diferentes origens (plantas, animais e seres humanos).

12) De volta à variabilidade: Visualizar e comparar o DNA de diferentes espécies da natureza, incluindo o ser humano e, em seguida, comparar o DNA de pessoas de diferentes regiões e/ou países. Discussão sobre semelhanças e diferenças entre nós e os demais seres vivos, seguida de discussão sobre semelhanças e diferenças entre os seres humanos, que naturalmente variam tanto “dentro” como “entre” os diversos povos e etnias. povos e etnias.