Módulo – Energia
Este módulo tem como objetivo auxiliar o aluno a compreender a Energia em suas mais variadas formas e relacionar tais conceitos da Física com a vida, o meio ambiente e o dia a dia do indivíduo e da comunidade. Também é discutida a questão das energias renováveis.
Mensagem: Não há vida sem Energia.
A energia e as plantas: Dividido em cinco diferentes atividades (1 a 5) que têm como objetivo demonstrar que as plantas são agentes fundamentais no processo de conversão da energia da luz do sol em um formato que possa ser aproveitado por outros organismos, sustentando dessa forma um processo de transferência de energia na Terra.
1) Coleta e classificação de folhas: Atividade de coleta de folhas no ambiente da comunidade, visando perceber a diversidade de folhas de plantas que há em um ambiente natural e os diferentes critérios que podem ser usados para sua classificação (este tema também é abordado no Módulo DNA, Diversidade e Hereditariedade).
2) Que bolhas são essas? Experimento que envolve a produção de oxigênio durante a conversão de energia feita pelas plantas (fotossíntese). A observação é feita através de bolhas formadas na água contendo plantas aquáticas expostas ao sol.
3) A fluorescência de uma solução: Demonstrar, através de um experimento simples que usa o extrato alcoólico das folhas coletadas, a reação que ocorre quando a clorofila entra em contato com a luz.
4) As misteriosas cores escondidas de plantas verdes: Separar as diferentes cores que surgem a partir de uma planta verde, ou seja observar os diferentes pigmentos que podem ser separados pelo método de cromatografia em papel (este procedimento também é abordado no Módulo DNA, Diversidade e Hereditariedade).
5) A produção de amido nas plantas: Atividade que visa comparar o que ocorre em folhas que são impedidas de realizar fotossíntese, por estarem cobertas com papel alumínio, com folhas que a realizam. O objetivo é compreender quais são as substâncias armazenadoras de energia produzidas no processo da fotossíntese.
6) A origem dos ventos: Atividade prática com balões e frascos de vidro que tem como objetivo explicar como surgem os ventos a partir do deslocamento das massas de ar sujeitas a diferentes temperaturas.
7) Luz a partir de um sopro: Compreender, através da construção de um Rotor Eólico Savonius, a transformação da energia eólica em energia elétrica e qual sua importância como fonte de energia renovável.
8) Ciclo da água: Abordar, por meio de um simples experimento, o ciclo da água e, através dele, fazer com que os participantes percebam como este processo acontece na natureza, relacionando-o também a temas de educação ambiental.
9) Hidrelétrica: Conduzir os participantes a construírem por conta própria uma “mini usina hidrelétrica” que gere energia elétrica suficiente para acender uma lâmpada de LED. Discutir a importância da água e como essa pode ser usada como fonte de energia.
10) Solar – térmica: Por meio de várias atividades práticas, como a exposição de diferentes materiais ao sol e o aquecimento de água em garrafas plásticas, demonstrar como a luz solar é capaz de gerar energia térmica e discutir assuntos pertinentes, como o efeito estufa e suas consequências.
11) Fotovoltaica: Apresentar diversas ferramentas e instrumentos modernos que usam a luz solar para gerar energia elétrica. O objetivo é explicar como estes equipamentos funcionam e como podem produzir energia que pode ser usada em domicílios e comunidades.
12) Sistematizando e integrando os conhecimentos : Os conteúdos abordados em todas as atividades são discutidos e analisados diariamente com o uso de um painel interativo, onde os vários elementos são colados e modificados pelos próprios participantes, tendo como objetivo a integração dos conhecimentos adquiridos.