Módulo – Remédios: Como se sabe que fazem bem?

Este módulo tem como finalidade fornecer ao aluno uma visão geral e esclarecedora a respeito do que pode ser considerado um medicamento, um remédio ou um veneno e quais serão são suas possíveis interações e efeitos sobre corpo.

Mensagem: Remédios: Como se sabe que fazem bem?

1) Diálogo introdutório – uso popular de medicamentos industrializados e das plantas: Discussão com alunos a respeito dos medicamentos e plantas utilizados para fins medicinais no seu dia-a-dia, com posterior realização de atividade prática de coleta de plantas no ambiente da própria comunidade.

2) Reconhecimento e coleta de plantas medicinais da região: Os alunos serão divididos em equipes para coletar plantas em diferentes ambientes disponíveis na comunidade, como pasto, beira de rio, beira de estrada, mata, etc. As plantas colhidas serão classificadas pelos alunos por meio de um questionário etnobotânico, com consulta à literatura para identificação inicial das espécies de plantas. Em seguida, os alunos elaborarão uma tabela contendo diversas características das plantas, relacionadas a fins medicinais.

3) Extração de compostos de plantas da comunidade: A partir de uma planta escolhida da atividade anterior, os alunos farão a sua preparação (maceração) e posterior extração dos seus componentes por dois métodos diferentes: extração aquosa por infusão e extração hidroalcoólica.

4) Cromatografia de diferentes extratos de plantas: A partir dos extratos hidroalcoólico e aquoso obtidos na extração dos componentes de uma planta, os alunos farão a análise dos compostos extraídos por meio de cromatografia em camada delgada. Deste modo, poderão observar que as plantas têm diferentes substâncias que podem ser extraídas na forma de chás ou misturas alcoólicas. E que estas substâncias é que podem ter efeitos em nosso organismo.

5) Formas e vias de absorção de medicamentos: Atividade prática em que os alunos mimetizam um ambiente estomacal (ácido) e intestinal (básico) para a observação de como o pH influencia na desintegração e consequente absorção de comprimidos de ácido acetilsalicílico com diferentes revestimentos. Posteriormente, serão utilizados recursos de mídia para demonstração de como ocorrem os processos de desintegração, dissolução e absorção de fármacos no organismo humano.

6) Toxicidade dos medicamentos (dose vs. Resposta) e a importância dos testes em animais: Atividade prática em que os alunos utilizarão diferentes diluições dos extratos de planta previamente obtidos para tratamento de crustáceos de água salgada (Artemia salina). Assim, os estudantes poderão relacionar a dose utilizada do extrato com os possíveis efeitos nocivos causados sobre os crustáceos.

7) Reconhecimento de padrões: Os alunos serão divididos em duas equipes, cada uma deve reconhecer o desenho de uma molécula química apresentada a eles previamente, entre várias que aparecem aleatoriamente em uma projeção. Quando um grupo reconhece a sua molécula, o seu líder pega um balão de borracha cheio de água e estoura dentro de um balde. Ao final da tarefa, vence o grupo com o balde mais cheio. A equipe deverá trabalhar para tentar realizar de forma mais rápida o reconhecimento dos padrões.

8) Jogo dos fármacos e receptores: Atividade em que os alunos deverão fazer acender ou apagar  lâmpadas em uma caixa, por meio do encaixe de peças de madeira de diferentes formatos, nas aberturas correspondentes da caixa. Os estudantes poderão fazer a analogia de tal atividade com o encaixe específico de fármacos em diferentes alvos no organismo.

9) Efeito da distração – estímulos concorrentes: Atividade na qual os alunos são convidados a mostrar sua resistência ao mergulhar a mão em um balde com água gelada, realizando ou não a tarefa paralela de ler um texto em voz alta.  Posteriormente, os dados de todos os estudantes serão analisados, para a observação dos efeitos causados pelos estímulos concorrentes sobre o tempo de resistência do organismo frente a um estímulo adverso.

10) O efeito placebo:Nesta atividade registra-se a alteração normal dos batimentos cardíacos, enquanto os alunos assistem uma sequência de imagens na tela de um computador. Antes das medidas de frequencia cardíaca, metade do grupo de alunos são sorteados para tomar meio copo de refresco artificial sabor maracujá, porém é dito a eles que é suco natural de maracujá e que tem efeito calmante. Ao final da atividade, os alunos colocam em gráfico os registros dos batimentos cardíacos dos dois grupos para compararem se o suco teve efeito.
11) Remédios, como se sabe que fazem bem?  – revisão sobre o módulo: Discussão final com os alunos a respeito do que pode ser considerado um medicamento de verdade, e de que tanto os remédios naturais como os medicamentos de farmácia podem agir farmacologicamente ou apenas psicologicamente.

11) Remédios, como se sabem que fazem bem?  – revisão sobre o módulo: Discussão final com os alunos a respeito do que pode ser considerado um medicamento de verdade, e de que tanto os remédios naturais como os medicamentos de farmácia podem agir farmacologicamente ou apenas psicologicamente.