PROJETO IMAGINE PLANEJA APLICAÇÃO DE MÓDULO NA BAHIA

O Coordenador do Imagine, Prof. André Ramos, chegou na terça-feira (10/07) a Senhor do Bonfim, interior da Bahia, onde uma parceria está sendo planejada com a UNEB, no sentido de levar ações de popularização científica às escolas da região. Já no 1º dia de visita houve uma reunião com o grupo de professores/as que está propondo a criação de um Mestrado em Educação Científica na instituição baiana. O Prof. André também visitou o laboratório de Biologia Molecular que participará do módulo “DNA, Diversidade e Hereditariedade”.

O dia seguinte (11/07) foi intenso em Senhor do Bonfim, começando com palestra na UNEB e continuando com visitas a escolas da região. O Prof. André do Imagine juntamente com os anfitriões da UNEB visitaram dois povoados e uma escola referência no município sede. Reuniões muito promissoras com as equipes das três escolas falaram da implementação de um piloto do projeto em 2019. Além dos encontros pedagógicos, conhecemos a Dona Maria Alice, representante do tradicional Samba de Lata de Tijuaçu.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, campo de beisebol, mesa e atividades ao ar livreA imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, mesa e área internaA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, casa e atividades ao ar livreA imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, óculos e selfie

Além de visitarmos escolas do interior e planejarmos a primeira missão do Imagine no sertão da Bahia, levando o módulo “DNA”, descobrimos que a UNEB de Bonfim tem grande vocação para a divulgação da ciência. Vimos um belo espaço de exposição de fungos, que recebe centenas de crianças constantemente, e até um laboratório de Paleontologia e Arqueologia que une pesquisa e divulgação, mostrando ossos de mastodontes e outros animais extintos. Tem também um belo espaço de exposição de peixes, anfíbios e répteis. O Prof. Marco Marques, falecido em 2017, foi o grande motivador deste tipo de ação.

A imagem pode conter: área internaA imagem pode conter: comida

A imagem pode conter: comidaNenhum texto alternativo automático disponível.

Nesta viagem, tiveram início esforços preliminares para a inserção do Projeto Imagine e da UFSC na futura Universidade Livre de Canudos (UNICANUDOS), projeto que congregará ações de ensino, pesquisa e extensão de diversas universidades do país. Surgiu então a proposta de participação do Imagine e da UFSC no projeto da UNICANUDOS, que integrará ações acadêmicas e sociais de várias universidades brasileiras.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas, pessoas tocando instrumentos musicais e violãoA imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, céu, árvore, nuvem, planta, sapatos, atividades ao ar livre e natureza

.

Acompanhe as notícias no Facebook do Projeto!